FILOSOFIA ANTIGA
DIREITO
FILOSOFIA ANTIGA
MACAPÁ-AP 2012
FRANCINNE DE LIMA GOMES
ISABELLA COSTA ARAUJO CARNEIRO
LARUSSA DE ARAUJO CUTRIM
LORRANI FERNANDES DOS SANTOS
FILOSOFIA ANTIGA
Trabalho apresentado à Disciplina Filosofia do curso de Bacharelado em Direito de 2012 da FABRAN, como requisito de avaliação, Orientado pela Professora Shuellen Fonseca Amoras.
MACAPÁ-AP 2012
Introdução
O respectivo trabalho tem por propósito dissertar sobre “Filosofia Antiga”, transcorrendo, de forma sucinta, desde os filósofos pré-socráticos até chegarmos a Aristóteles, com objetivo de obter uma base de conhecimento básico para adentrar no curso de Direito.
Filosofia Antiga
A Filosofia é considerada a “mãe” de todas as ciências, é com base nela e nos seus questionamentos que o homem começa a aprimorar seu conhecimento.
Segundo os historiadores a mesma surgiu entre o final do século VII a. C. e o início do século VI a. C., nas colônias gregas da Ásia Menor. O primeiro filósofo foi Tales, natural de Mileto.
Conforme a autora Marilena Chauí, a filosofia é uma forma nova e inusitada de pensar, a princípio, orientava-se na cosmologia, ou seja, uma explicação racional concernente ao mundo, sua origem e organização. A palavra filo (phília, em grego) significa amizade e sofia (sophía) sabedoria, isto é, amor ao saber, amizade pela sabedoria.
São quatro os períodos da sociedade grega: Período Homérico, Período da Grécia Arcaica, Período Clássico e Período Helenístico. No decorrer dessa periodização a sociedade grega se desenvolve economicamente, expandindo seus produtos através do comércio exterior, dessa forma entra em contato com novas culturas que acabam por influenciar o pensamento grego da época.
Os comerciantes tinham por objetivo tirar o poder da aristocracia agrária, e conseguiram.