Filosofia Antiga
É o início da Filosofia, da construção de seus primeiros problemas. A Filosofia Antiga atinge um período que vai do século VII a.C até século V d.C. O período compreendido entre o surgimento da filosofia e a queda do Império Romano. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) buscaram formular, no século VI a.C.
Explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia. A Filosofia Antiga pode ser subdivido em quatro períodos;
Pré-Socráticos / Surgimento da Filosofia – Podemos afirmar que foi a primeira ‘’corrente’’ de pensamento, que surgiu na Grécia Antiga em torno dos séculos VII - V a. C.
Apesar de passar a ideia de que existiram antes de Sócrates, o termo Pré-Socráticos indica uma tendência de pensamento, estando relacionado também com filósofos que viveram na mesma época de Sócrates e até mesmo depois dele.
A filosofia originou-se em Mileto na Grécia que abrigou os três primeiros filósofos da história que são: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Seus objetivos eram de construir uma cosmologia que explicasse o racional e as características do universo para substituir a cosmogonia que se baseava em mitos para explicar a origem do universo.
Período Clássico - Os séculos V e IV a.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científico. Cidades como Atenas, e seu sistema político, proporcionou o terreno propício para o desenvolvimento do pensamento. É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates.
Esse período é marcado pelas discussões ética e políticas, principalmente introduzidas por Sócrates e pelos Sofistas e também pelas questões relacionadas a busca do conhecimento verdadeiro, a ciência. Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta