Estudo da captaçao
Adriano Cirilo(1);, Giordano Bruno(1);, Kaio Murilo(1);, Tatiane Pires(1); Kleper de Oliveira Rocha(2);
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (adriano10gol@hotmail.com).
(2) Professor do curso de Projeto Integrador III do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.
INTRODUÇÃO
A captação tem por finalidade criar condições para que a água seja retirada do manancial abastecedor em quantidade capaz de atender o consumo e em qualidade tal que dispense tratamentos ou os reduza ao mínimo possível. È, portanto, a unidade de extremidade de montante do sistema. O manancial abastecedor é a fonte de onde se retira a água com condições sanitárias adequadas e vazão suficiente para atender a demanda populacional. (GUIMARÃES, CARVALHO E SILVA,2007)[a]
A captação pode ser superficial ou subterrânea:
Superficial: É feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento.
Subterrânea: É efetuada através de poços artesianos e freáticos, perfurações com 50 a 100 metros no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos e enviada á superfície por tubulações. (ALVES,2007)
O engenheiro civil quando for realizar a captação de água em um rio , terá que construir uma barragem, que é um elemento estrutural, construída transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água.
Para o engenheiro construir uma barragem é importante conhecer seus tipos, (falar de questão de preço, melhor escolha devido ao local,) as barragens podem ser classificadas em diferentes tipos, de acordo com o seu objetivo, seu projeto hidráulico e os tipos de materiais empregados na sua construção.Os tipos de barragens são:Concreto(Gravidade e Arco),Terra e Enrocamento.
Elementos que compõem uma barragem são Fundação, Base, Maciço, Crista, Talude de montante, Talude de Jusante. Outros elementos encontrados no conjunto de obras que compõem uma