filme quase deuses
Disciplina: Relações Interpessoais: abordagem psicológica
Professor Presencial: Erika Aparecida Paula Lima dos Santos
Professor a Distância: Aydê Souza Barbosa e Souza
Data: 25/09/2014/ Polo: Feira de Santana Turma: 02
Aluno (a): Maria das Graças Damasceno Batista
Produza um texto relacionando os conteúdos trabalhados na Unidade, em atendimento aos questionamentos relacionados a seguir:
a) Qual a síntese da história contada no filme?
b) De que tema/s trata o filme?
c) O que os realizadores do filme tentaram transmitir ao contar esta história? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
UM SONHO A REALIZAR
A história de um jovem afro-americano e de um médico, duas pessoas totalmente diferentes em níveis de classe social e de cor e que tinha um sonho a realizar, ser médico. É uma narrativa da segregação racial daquela época, onde os negros eram subjugados e discriminados pela cor da pele. Separados como raças inferiores viviam numa espécie de liberdade escravizada, e não podiam frequentar os locais destinados à elite branca, além de possuir um acesso limitado aos serviços públicos. Ao trazermos a palavra segregação para uma discussão de cunho sociológico, é inevitável fixar o pensamento nos desdobramentos negativos para a vida social, principalmente do ponto de vista das hostilidades e conflitos sociais gerados pela segregação em si. É possível observar ao longo da história várias formas de segregação, as quais foram (a ainda são em alguns casos) motivadas pelos mais variados fatores. É possível identificar vários aspectos que remetem a ciência e conhecimento científico. Ao longo do filme, o Dr. Alfred e Viviam buscam, através da ciência e pesquisas, aprimorar seus conhecimentos, buscando inovação nas teorias relacionadas à medicina que predominavam na época. No filme podemos assinalar exemplos de conhecimento científico, de senso comum e religioso. O conhecimento