Filme Quase Deuses
Departamento de Ciências Exatas e da Terra – DCET
Campus II – Alagoinhas
Curso de Licenciatura em Matemática
Resenha do filme Quase Deuses
O filme “Quase Deuses” conta a história verdadeira de dois homens que desafiam as regras de sua época para iniciar uma revolução médica.
O carpinteiro negro, Vivien Thomas (Mos Def), que curiosamente tinha o nome feminino por sua mãe achar que estava grávida de uma menina, conhece o médico cientista Dr. Alfred Blalock (Alan Rickman) após perder seu emprego e ser indicado por um amigo para trabalhar no Laboratório de Cirurgia Experimental, chefiado por tal médico. Dr. Blalock realizava experimentos com cães em busca da cura de algumas doenças humanas. Vivien movido pelo sonho em ser médico, aceita ser faxineiro, visando guardar economias para cursar uma faculdade, porém o futuro lhes reservava algo fora de suas expectativas.
Vivien era bastante interessado e curioso em relação à medicina e por isso entre um momento e outro dispunha-se em ler os livros e anotações do médico. Percebido por Dr. Blalock a inteligência e o potencial de Vivien, promove o então faxineiro a ajudante no laboratório, numa época onde as “pessoas de cor” eram consideradas marginalizadas, uma raça inferior e o espaço e posição eram delimitados de acordo com a cor.
Tudo parecia indo bem para Vivien, começara atuar num campo voltado para seu grande sonho, o jaleco ao invés do avental lhe deram mais esperanças do que antes, porém um crise econômica, fez com que sete anos de esforço escorresse entre os dedos. O banco onde Vivien depositara todas suas economias falira e todo o dinheiro guardado foi perdido. Isso fez com que ele se dedicasse mais ainda ao que fazia, e desse modo seu conhecimento a cada dia aumentava. Enquanto ele praticava, Dr. Blalock pesquisava e formaram assim uma dupla inigualável, à teoria de um médico aliada a destreza de um carpinteiro cirurgião. Enfim, estes encontraram ousadamente a cura