filme quase deuses
Pró-Reitoria de Graduação
Disciplina: Introdução à Educação Superior
Professora: Cláudia Quermes
Estudante: Tauana Ferreira militão
QUASE deuses/ something the Lord Made. Estados Unidos, US: Warner Bros Entertainment, c2004. 1DVD (110 min).
Diretor, produtor e ator americano, começou a fazer filmes com 11anos de idade, quando um tio lhe deu uma câmera de oito milímetros. Atou em diversos espetáculos da Broadway na década de 50. Como diretor foi indicado várias vezes ao Globo de Ouro de melhor filme ou mini-série de televisão.
A obra retrata acontecimentos históricos da década de 30 após a quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. A questão racial nos Estados Unidos era bem evidente, aonde os negros eram descriminados, tratos como raça inferior, numa liberdade escravizada, marginalizados em tudo. A ciência na época estava numa fase de descobertas científicas, pensava-se em aliar mais tecnologia em tratamentos de doenças e a descoberta de novas técnicas em processos cirúrgicos.
O filme mostra dois personagens centrais que retrata todas as questões citadas anteriormente. Viven Thomas era um jovem negro que tinha o sonho der ser médico, trabalhava como carpinteiro, perdeu todas as suas economias na quebra dos bancos, a qual juntava há anos para custear seus estudos. Conseguiu um emprego como faxineiro na clínica do Doutor Alfred Blalock (médico pesquisador que realizava experimentos com animais), e foi lá que pode mostra suas habilidades médicas, com hábito de ler muitos livros de medicina, chamando assim atenção do Doutor Blalock, começando então, a auxiliá-lo como técnico de laboratório. Viven tinha uma mente brilhante e queria trabalha em prol da medicina, Blalock já era ambicioso e almejava mais reconhecimento pelo seu trabalho. Juntos desafiaram regras, realizaram várias experiências, uma delas inclusive foi à melhor maneira de realizar cirurgias cárdicas, derrubando o mito da