Quase Deuses - filme
O filme Quase Deuses narra um fato real, em uma época de preconceitos e descriminações, onde os negros eram considerados como a raça inferior, marginalizados e proibidos de frequentar ambientes que eram destinados à elite branca. Vivien Thomas era um jovem carpinteiro da cidade de Nashville, no entanto, foi demitido com a chegada da Grande Depressão – período de recessão econômica que trouxe desemprego e quedas na produção industrial. Mais tarde, ele consegue um emprego de zelador em um laboratório de Cirurgias Experimentais. Lá, Vivien trabalha para o Dr. Alfred Blalock que logo enxerga nele um grande talento para a área da medicina. Ao lado do Dr. Alfred, com grandes pesquisas e experimentos, os dois obtêm grandes resultados e mudam o rumo da medicina.
Por volta do ano de 1945, Dr. Alfred se torna o presidente do departamento de cirurgias do Hospital Universitário, e Vivien o acompanha para auxiliá-lo no laboratório. Logo, Dr. Alfred assume a missão de solucionar o caso de uma doença conhecida como o caso do Bebê Azul, que é manifestada por um problema cardíaco onde há complicações no bombeamento do sangue. Tendo em vista que o bebê teria no máximo mais seis meses de vida, ou seja, era preciso pressa e exatidão nos experimentos e pesquisas.
Os médicos tentam dissuadir o Dr. Alfred a esquecer esse caso, porque acreditavam que o coração era o único órgão que não poderia ser operado. Mas ele se mantém firme nas pesquisas e com a ajuda de Vivien finalmente encontra uma possível solução por meio de uma intervenção cirúrgica.
Em seu laboratório, o Dr. Alfred usava cães como cobaias para realizar seus experimentos, até que obtivesse as provas concretas sobre suas descobertas, então as implantava nas pessoas. Mas como neste caso não havia tempo suficiente para muitas experiências, o Doutor testou em somente um cão, e na hora da cirurgia, como não havia muita prática, chamou seu ajudante Vivien para auxiliá-lo, mesmo na