filme quase deuses
Dentro do filme Quase Deuses pode-se perceber os diferentes tipos de ciência e sua importância para a sociedade. O filme relata a historia verídica de dois estudiosos e através de pesquisas e experimentos, desafiam a toda sociedade por conta da descoberta da cura de uma doença rara, conhecida como “caso do bebê azul”.Os conhecimentos entram em choque através da religião, ciência e senso comum.
Quando Vivien Thomas e Alfred Blalock tomam a iniciativa de operar a criança com uma deficiência cardíaca, eles enfrentam a crítica de muitos. Quer seja por alguns acreditarem que o coração não poderia ser operado, pois, a igreja considerava tal prática pecaminosa, tomando como base a fé.
Vivien Thomas, negro, contratado para ser zelador, juntamente com o doutor Alfred desenvolvem a cura para a doença. Porém, todos os méritos da tal descoberta vai para o Dr. Alfred. Isso de dá por conta de uma sociedade preconceituosa e racista que fazia de todo negro um ser marginalizado, incapaz, e inferior ao branco. Mesmo não havendo nada que comprovasse tal julgamento. O talento e vocação de Vivien é ofuscado pelo preconceito que impede o reconhecimento de sua descoberta, dando todo mérito ao homem branco (Senso comum).
A busca pela cura da doença faz com que Vivien e Dr. Alfred realizem experimentos utilizando cachorros como cobaias, e criando ferramentas para auxiliá-los no momento da cirurgia. O conhecimento cientifico possui várias características quer o definem: Racional- Constitui-se de conceitos, juízos e raciocínios.Não se valendo de sensações ou modelos de conduta; Objetivo- Verifica se as hipóteses se adéquam aos fatos; Falível- Não é definitiva; Verificável- É aceito como válido quando passa pela prova de experiência; Aberto- Desconhece barreiras limitadoras do conhecimento; Útil- Permite uma conexão entre ciência e tecnologia (Senso científico).
Os diferentes tipos de sensos podem ser observados e/ou discutidos diariamente na TV, em