CRM MKT Relacionamento
UNATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
MARKETING DE RELACIONAMENTO
(EXERCÍCIO)
Adriana Vieira Lima
Belo Horizonte
1º sem./2014
1 – Qual a importância do banco de dados no processo de fidelização dos clientes?
Sua utilização é de grande importância para a definição da política de promoções das empresas. Com o banco de dados é possível identificar quem é o cliente, quais as suas preferências, seus fatores de decisão de compras e com isso adequar o seu plano de marketing por meio das ferramentas do mix-mercadológico (produto, promoção, praças, pessoas, processos e evidências físicas) de forma a criar uma proposta tão personalizada que seja impossível de o cliente trocar determinada empresa por outra.
2 – Como implantar um banco de dados ?
Inicialmente deve-se seguir os passos abaixo:
Para começar o banco de dados: Faça um mapeamento da real situação. Avalie e revise os processos de relacionamento com seus Clientes atuais e os em potencial. Quais são os dados capturados, por quem, quando, onde estão armazenados, e qual a revisão atual.
O que deve ser capturado e como armazenar: O que é importante para levar com sucesso o relacionamento com o Cliente. Seja objetivo e padronize para facilitar. Armazenar o histórico de compras, consultas, telefonemas, visitas, comportamento de compra e dos cancelamentos e/ou reclamações. Assegure a qualidade e a ética das informações bem como a sua atualização.
O que fazer após lançar os dados: Com base em suas informações, estabeleça critérios para atender de forma personalizada e ao longo prazo. Faça a segmentação de seus Clientes para auxiliar na forma de comunicação com cada um dos grupos. Qual o seu melhor Cliente em cada segmento: Com a aplicação dos indicadores que você criou, identifique qual o Cliente que comprou recentemente, quanto gastou, qual a freqüência de compras e os seus