Marketing de relacionamento
MKT
de Relacionamento
Grupo:
Luiz Gustavo Motta
Marcilio Silva
Rodrigo Faria
Wellington Oliveira
Wesley Araujo
OI “Simples Assim”
1 – Após ler o artigo desenvolva, conforme a sua percepção, um conceito de marketing de relacionamento.
O conceito de Marketing de Relacionamento, definido como a tarefa de criar forte lealdade dos consumidores, criando relacionamentos duradouros e administrando-os para o benefício mútuo. Estudiosos como BERRY(1983), JACKSON(1985) e SPEKMAN & JOHSTON (1986), dedicaram atenção para este tema.
Paralelamente ao surgimento da escola Ativista, por volta dos anos 70, estudiosos como LEVITT e KOTLER(1969), BEL, EMORY e KOTLER(1971), KOTLER(1972) e HUNT(1976) anunciavam que o conceito de marketing transcenderia o mero foco no consumidor para lidar com questões sociais mais amplas, aplicada tanto a políticos, instituições beneficentes e universidades quanto a produtos.
A década de 80 foi caracterizada como uma época de dúvidas quanto à aplicabilidade do conceito de marketing. Segundo SACHS e BENSON(1978), o êxito do marketing não ocorre somente para satisfazer as necessidades dos clientes, mas ao lhes proporcionar satisfação maior do que a oferecida pelos concorrentes. Para BAKER(1989), o marketing trata de trocas que satisfazem tanto consumidores quanto fornecedores.
Na década de 90 houve um avanço no pensamento do Marketing de Relacionamento, concentrando atenção para a satisfação e retenção do cliente e no marketing direto. Neste período, a formação de relacionamentos duradouros, com membros do canal de marketing, recebeu grande destaque. A consciência empresarial da necessidade de construir relacionamentos cooperativos com outras organizações, como maneira de assegurar a própria competitividade, motivou progressivamente a especulação teórica sobre a formação, desenvolvimento e manutenção de parcerias com clientes, fornecedores e distribuidores.
Conclusão:
O termo “marketing de