Marketing De Relacionamento
Por: Kenia Silva Figueiredo e Luiz Antonio de Carvalho Godinho
25/10/2007
Resumo
O presente artigo visa estudar e discutir os principais benefícios e meios de utilizar o marketing de relacionamento como ferramenta para adaptar os agentes de viagens e as empresas de turismo em um mercado classificado hoje como altamente competitivo. É citado no decorrer do texto um histórico sobre o atual mercado turístico e suas mudanças sofridas ao longo do tempo, afim de facilitar a análise da proposta do marketing de relacionamento. Este trabalho tem como finalidade auxiliar os prestadores de serviços do setor turístico a se manter no mercado e alcançar cada vez mais a fidelidade de seus clientes.
Palavras-chave: marketing, marketing de relacionamento, setor turístico, fidelidade ,
1 INTRODUÇÃO
O Mercado hoje vem sofrendo com a globalização que o descaracteriza e o amplia, trazendo novas oportunidades, mas em contrapartida novas ameaças. O consumidor sofre com o excesso de informação, apelos e oferta que invadem o mercado a cada segundo.
Com o setor do turismo também não é diferente. O cenário atual do turismo é de grande concorrência devido a grandes e pequenas empresas que disputam clientes e produtos a todo custo e a todo tempo. O que o mercado não consegue enxergar é que a disputa por esse espaço deve começar com a fidelização de seus clientes e a importância de investirem em um marketing pesado de relacionamento visando buscar o aprimoramento do contato dos operadores e agentes de viagem com os turistas facilitando assim conhecer seus reais desejos e necessidades afim de atende-los sempre bem, além de tornar o marketing de relacionamento uma ferramenta voltada para o investimento.
De acordo com pesquisas já realizadas, oferecer novos produtos a clientes antigos é mais seguro para organização pois estes clientes tendem a ser mais receptivos com as novidades além de serem