Historia da educacao
Concepção na história entende-se como “Teoria da educação” uma teoria da prática, prática educativa, só temos que tomar cuidado para entender que a pedagogia não é só prática, porém entendemos que é função prática educativa.
A pedagogia como teoria da educação, busca colocar em questão o problema da relação professor – aluno, apoiando no processo de ensino e aprendizagem e não aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade, muito menos formular diretrizes no qual a teoria chamada” crítico-reprodutivas”.
As diferenças concepções de educação de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira ela dissolveria a prática na teoria na prática na teoria, e a segunda o inverso, dissolveria a teoria na prática então fica que no 1º caso é a “teoria de ensino” e no 2º caso é a “teorias da aprendizagem, onde o problema no 1º caso era saber como ensinar e no 2º caso era saber como aprender”.
Como tudo isso o 1º caso foi até o século XIX e á partir do século XX a tendência era colocar em prática o 2º caso porem jamais excluiu a concepção tradicional onde era ensinada assimilação pelo aluno.
Chegando à escola nova ao passar da metade do século XX passou a centralidade do aluno, um espaço aberto, com interação entre professor e aluno e cabe ao professor apenas conciliar no processo de aprendizagem.
Com tudo isso, os valores formativos podem ser elucidados a partir do processo de aprendizagem dos alunos, os professores são como eles, agem com a igualdade.
A história da educação vem bem antes do pensamento pedagógico. Na educação primitiva acredita-se que eram marcados por rituais de iniciação eles acreditavam que todas as coisas tinham almas iguais ao do homem. A educação era baseada na imitação e na oralidade.
Ela passou por várias fases em todo o tempo e o Taoísmo (tão razão universal).
Educação hinduísta, eles acreditavam na exaltação do espeito e repudiando o corpo e as mulheres