Marketing de Relacionamento
Para a compreensão efetiva do que vem a ser marketing, faz-se necessário descrevê-lo sobre três dimensões coexistentes: filosófica, funcional e operacional (Smith, et Alli, 1960) apresenta apenas duas dimensões: filosófica e operacional. Toledo apresenta os seguintes níveis de interpretação: filosófica, funcional e operacional.
A dimensão filosófica do conceito de marketing refere-se à orientação para o consumidor em todas as decisões de marketing, ou de forma ampliada em todas as decisões da empresa, e que visam à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores.
A mais famosa exposição do conceito marketing nesta dimensão filosófica pertence a Levitt (1968), quando, referindo-se a vendas e marketing, disse: "A venda se concentra nas necessidades do vendedor e o marketing nas necessidades do comprador. A venda se preocupa com as necessidades de o vendedor converter seu produto em dinheiro, o marketing com a idéia de satisfazer às necessidades do cliente por meio do produto e de todo o conjunto de coisas ligadas à sua fabricação, à sua entrega e, finalmente, ao seu consumo".
A dimensão funcional de marketing diz respeito à troca. Segundo esta dimensão, não basta que de um lado existam pessoas com necessidades e desejos a serem satisfeitos e de outro, empresas com produtos ou serviços destinados à satisfação destas necessidades, se não ocorrer o processo de troca.
A empresa fornecerá o produto ou serviço que venha a satisfazer à necessidade do consumidor em troca de recursos financeiros que lhe possibilitem ao menos cobrir os custos incorridos. Por outro lado, o consumidor estará disposto a efetuar a troca de seu dinheiro pelo produto, caso sinta que suas necessidades ou desejos serão satisfeitos.
Portanto, para a efetivação da troca, é preciso que as partes encontrem as