Resumo
A MULHER E O DRAGÃO
Apocalipse 12
Ninguém gosta de perder e, sim, de ganhar. Isso é algo comum na humanidade. Em todos os aspectos da vida, a vitória é sempre buscada e muito comemorada. Há indivíduos que co-memoram a vitória de maneira tão interessante, que isso acaba contagiando muitas outras pessoas.
Como é bom contribuir para uma vitória e como faz bem participar das comemorações!
Apenas um exemplo bíblico: após a travessia do Mar Vermelho, Miriã, juntamente com outras mulheres, expressaram a alegria pela vitória sobre os inimigos, com uma manifestação popular muito participativa (Ex 15.20,21).
Neste estudo bíblico, o propósito é apresentar a vitória de Cristo sobre Satanás.
Isso é motivo de grande alegria e confere muita segurança. Sabe-se que existem aqueles que estão temendo o inimigo e vivendo de modo limitado e tenso, pois se esquecem da grande mensagem de vitória sobre o maligno, apresentada neste capítulo 12 de Apocalipse.
Análise do texto
O livro do Apocalipse apresenta Deus agindo na História, julgando e destruindo o mal, para implantar definitivamente o seu Reino entre os homens.
Para vários comentaristas, o capítulo 12 se constitui numa divisão básica de todo o livro. A vitória sobre o mal está relatada neste capítulo, quando João apresenta o nascimento e a ascensão de Cristo (vv 1 -5).
O propósito desta visão de João é de falar de um acontecimento de vitória que virá no fim. Ela, também, apresenta o conflito que a Igreja enfrenta no seu dia a dia, bem como a luta do mundo espiritual que está por detrás da História. Sabe-se que o
Império Romano exigia o Culto ao Imperador e a proclamação da divindade de César.
Isso impunha uma renúncia a Cristo.
Segundo o Rev. Júlio A. Ferreira, em seu livro Apocalipse Ontem e Hoje, "o diabo estava encarnado no Estado. Pobres dos cristãos, não fora a confiança na soberania de Cristo, já agora na experiência terrestre; porém, não ainda cumprida em plenitude". Percebe-se,