Ensaio de dureza
MÉTODO ROCKWELL
Consiste em imprimir num corpo de prova um penetrador padronizado (cone de diamante ou esfera de aço) em duas etapas, e medir o incremento permanente de penetração. Desse incremento, se deduz a dureza ROCKWELL. O método Rockwell é um método de medição direta da Dureza, sendo um dos mais utilizados em Industrias.Este é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador. Além disso, várias escalas diferentes podem ser utilizadas através de possíveis combinações de diferentes penetradores e cargas, o que permite o uso deste ensaio em praticamente todas as ligas metálicas, assim como em muitos polímeros.
Mostrador das escalas de dureza Rockwell acoplado ao durômetro
Penetradores utilizados no ensaio de dureza Rockwell
Procedimento do Ensaio Rockwell
MÉTODO BRINELL
Consiste em imprimir num corpo de prova um penetrador esférico de diâmetro D, sob uma força F e medir o diâmetro (d) da calota esférica produzida.O valor da dureza HB deve ser calculada ou obtido de tabelas.O ensaio de dureza BRINELL é aplicavel a materiais metálicos com dureza BRINELL de até no maximo 450 HB.O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais metálicos. Este método foi proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell. É o primeiro ensaio de dureza normatizado e amplamente utilizado na engenharia e metalurgia.
A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada (F) e a área da calota esférica impressa no material ensaiado (Ac).
EXEMPLO: Uma amostra foi submetida a um ensaio de dureza Brinell no qual se usou uma esfera de 2,5 mm de diâmetro e aplicou-se uma carga de 187,5 kgf e as medidas dos diâmetros foram de 1mm. Qual será a dureza do material ensaiado?
Os cálculos são dispensáveis se você tiver uma tabela apropriada.
PASSO A