Filipinas
A Filipinas é uma das maiores nações asiáticas. Sua religião dominante é o Catolicismo romano, mas há também muitos muçulmanos. A preponderância de locutores ingleses é um resultado de mais de quatro décadas de controle pelos Estados Unidos. O contraste causado por ele foi um fator no conflito crescente entre as populações rurais e urbanas, e combustível para os comunista e insurreições muçulmanas. Ainda, a sociedade é caracterizada como um todo através de distinções afiadas entre rico e pobre, maiorias e minorias, privilegiado e desprivilegiado, etc. A existência destas divisões são parte da herança católica espanhola. Divisões sociais semelhantes seguraram o desenvolvimento econômico na América Latina.
A FAMÍLIA E A SOCIEDADE
A unidade social básica nas Filipinas foi tradicionalmente a família, freqüentemente que inclui os avós e outros parentes. Em casas tradicionais, homens são as cabeças das casas e são responsáveis para o bem estar financeiro da família. Porém, não são restringidas as mulheres criar as crianças, elas trabalham freqüentemente fora da casa. As mulheres Filipinas trabalham em uma grande variedade de trabalhos e dirigem seus próprios negócios.
Crianças Filipinas aprendem cedo a cuidar das suas funções na família deles. Eles aprendem que eles devem, em troca, cumprir suas obrigações perante a família. Como crianças, as responsabilidades deles incluem respeito aos anciões, o ao cuidado de irmãos mais jovens, o desempenho de tarefas domésticas, e comportamento que trará honra para a família.
Nas famílias católicas, as crianças são batizadas quando elas têm uma ou duas semanas de idade. Eles são confirmados entre 5 e 8 anos. O batismo e cerimônias de confirmação também têm significado religioso.
Os Filipinos geralmente não são considerados adultos até que se casem e comecem a criar uma família. O matrimônio une duas famílias juntas, e o nascimento de crianças fortalece-as. As condições de alojamento variam com a localização da casa