Objetivos do milenio
O Brasil não conseguirá atingir as metas estabelecidas pela Declaração do Milênio até 2015. Documento este que foi criado no ano 2000 com o intuito de promover a igualdade de gêneros, avançar a educação ao menos no nível básico, erradicar a estrema pobreza e a fome, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, garantir a sustentabilidade ambiental,combater a AIDS/outras doenças e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Estes objetivos propostos pelo documento na qual o Brasil se comprometeu em atendê-los em alguns aspectos tiveram avanços consideráveis de 2000 até a atualidade, mas não serão atendidos em sua plenitude até 2015, pois o Brasil assim como outros países têm um histórico negativo de desenvolvimento, infraestrutura para moradia, baixa renda per capita, baixo índice de educação e outros fatores. Exemplo disso é a educação no Brasil que foi recentemente (20/07/2012) avaliada pelo consultor das Nações Unidas Gustavo Ioschpe e segundo o mesmo o Brasil não teve avanços satisfatórios, porém em contrapartida a mortalidade infantil foi reduzida em quase 50% de 2000 para cá.
Enfim, estamos caminhando para 2013 e com tão pouco tempo que resta para 2015 não serão suficientes para atendimento total dos requisitos da Declaração do Milênio, mas temos que concordar que o Brasil teve avanços significativos em alguns aspectos. Acredito que para concretização plena desses requisitos temos que centralizar na educação, pois com a mesma temos uma conscientização para com o meio ambiente, teremos profissionais para mercado de trabalho, teremos igualdade sociais, ou seja, teremos todos estes aspectos em seu pleno desenvolvimento.
Atividade de Autodesenvolvimento da Aula