Objetivos do Milenio
Não, mas o Brasil tem avançado muito no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e segue a passos largos para cumprir as metas até 2015.
O cumprimento das metas brasileiras só esta sendo possível em função da participação social e de políticas públicas introduzidas que foram significantes para o desenvolvimento. Os indicadores são favoráveis, mas os desafios são gigantes.
O Brasil deve atingir na sua totalidade ao menos três dos oito Objetivos do Milênio, as três metas são ligadas à saúde: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a taxa de mortalidade na infância e combater o HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase.
Apesar dos questionamentos, há evidências científicas sobre as mudanças climáticas: o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas(IPCC) concluiu que, para estabelecer parâmetro das temperaturas médias abaixo de 2ºC, é necessário reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa (GEEs). Tal redução precisa ser entre 50 a 85% abaixo dos níveis atingidos no ano de 2000 e precisará ser atingida até o ano de 2050. Para tanto, nos próximos dez anos, os níveis de redução de emissões globais devem passar de 14% para 31%.
Inovação e tecnologia serão aspectos essenciais às respostas que envolvem mudanças climáticas, segurança energética e macroeconomia mundial. E tudo isso depende do esforço concentrado e da cooperação internacional. Para alcançar esses objetivos, as tecnologias da informação e comunicação(TICs) permitirão a transformação das atividades humanas e a inclusão s ocial da população mundial, gerando empregos qualificados com baixo impacto ambiental. Duas principais frentes de trabalho são necessárias: a redução agressiva das emissões globais até
2020; e os investimentos em energias renováveis obtidas por meio de tecnologias
limpas,