figado de peixes
UNIDADE UNIVERSITARIA DE AQUIDAUANA
CURSO DE ZOOTECNIA
Aula Prática de Histologia
(fígado de peixes)
Acadêmicos: Iago A. Dias;
Saymon Vinicius
AQUIDAUANA – MS
Novembro-2014
Introdução
Entre as funções do fígado destacam, síntese de proteínas e de outras moléculas (aminoácidos não essenciais, por exemplo) séricas.
Controla os níveis séricos das proteínas As proteínas desempenham papel na manutenção, no reparo e no crescimento dos tecidos corporais, podendo inclusive serem fonte de energia alimentar. Quando as reservas de glicogênio estão reduzidas, a produção de glicose começa a ser realizada a partir da proteína. Isto acontece muito no exercício prolongado e de resistência. Consequentemente há uma redução temporária nas reservas corporais de proteína muscular. Em condições extremas, pode causar uma redução significativa no tecido magro (perda de massa muscular). As proteínas quando metabolizadas transformam em amônia que é extremamente tóxica; no fígado é transformada em ureia, sendo em parte eliminada no conteúdo urinário.
Os carboidratos são os principais nutrientes envolvidos no fornecimento de energia ao organismo. Além de fornecer energia, os carboidratos desempenham outras funções como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central. Inicialmente, os carboidratos ingeridos são transportados pela corrente sanguínea até o fígado na forma de glicose, onde podem ser transformados em gordura, armazenados sob a forma de glicogênio, ou liberados na corrente sanguínea para que sejam levados a outros tecidos, como o muscular.
Objetivo
Analisar a importância do fígado, identificar as células e a composição dos tecidos do fígado de peixes.