122344
Natali Martins do nascimento
E-mails: rosi_geo_@hotmail.com
Disciplina: Banco de dados – professor: Franciel samorim
Resumo
Normalização é um processo baseado nas chamadas formais normais. Uma forma normal é uma regra que deve ser aplicada na construção das tabelas do banco de dados para que estas fiquem bem projetadas. Segundo autores, existem 4 formas normais. Neste artigo vou falar sobre as 3 primeiras principais.
Com o banco de dados construído, devem-se aplicar as 3 formas normais em cada tabela, ou grupo de tabelas relacionadas. As formas têm uma ordem e são dependentes, isto é, para se aplicar a segunda norma, deve-se obrigatoriamente ter aplicado a primeira e assim por diante.
Palavras chaves: normalização em banco de dados
Introdução
A normalização é um processo de refinamento do esquema de banco de dados, procurando eliminar possíveis redundância ( dados repetidos em entidades), sanar problemas de dependências parciais entre atributos e reduzir ao mínimo as anomalias de inclusão, alteração e exclusão.
O processo e dividido em várias etapas, que denominamos tecnicamente de formas normais, nas quais são efetuados diversos testes com objetivo de nos certificamos de que o esquema satisfaz determinadas condições presentes em cada forma normal. A partir desses testes, as relações são decompostas em relações menores conforme a necessidade. Por exemplo, uma relação só pode ser dividida em duas ou mais, dependendo da situação.
Desenvolvimento
1 Forma Normal: Verificação de Tabelas Aninhadas.
Para uma tabela estar na primeira forma normal ela não deve conter tabelas aninhadas. Um jeito fácil de verificar esta norma é fazer uma leitura dos campos das tabelas fazendo a pergunta: Este campo depende de qual?.
Vamos exemplificar, com a tabela Venda. Este é o esquema relacional da tabela:
Venda (Codvenda, Cliente, Endereco, CEP, Cidade, Estado, Telefone, Produto, Quantidade, Valorunitario,