VITAMINAS
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças. Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos.
A falta de vitaminas no organismo provoca doenças denominadas avitaminoses e o excesso provoca problemas chamados hipervitaminoses.
As vitaminas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Veja abaixo as vitaminas que devem ser repostas no nosso organismo:
Vitaminas Hidrossolúveis:
• B1 ou Tiamina: Atua no sistema nervoso, dos músculos e do coração. Auxilia as células na produção de combustível e melhora a mente e a memória. Suas fontes são: carnes, legumes, cereais integrais, gema de ovo, nozes, fígado, amendoim, peixes e verduras.
• B2 ou Riboflavina: Favorecem as gorduras, açúcares e proteínas além de serem importantes para a pele, olhos, boca e cabelos. Suas fontes são: cereais em grãos, laticínios, carnes, ovos, fígado, semente de girassol, ervilha, repolho e agrião.
• B3 ou Niacina: Proporciona uma pele saudável, protege o fígado, os tecidos nervosos e o aparelho digestivo além de regular o colesterol no sangue. Suas fontes são: leite em pó, nozes, carnes, fígado, fava, amendoim, limão, peixe e cereais.
• B5 ou Ácido Pantotênico: Controla o stress, produz hormônios supra-renais, auxilia na formação de anticorpos, no metabolismo das proteínas, açúcares e gorduras, converte lipídeos, carboidratos e proteínas em energia além de produzir esteróides e cortisona na glândula supra-renal. Suas fontes são: carnes, fígado, cogumelos cozidos, abacate, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais integrais.
• B6 ou Piridoxina: Favorece a respiração das células e auxilia no metabolismo das proteínas.