A importância das vitaminas e dos sais minerais no organismo
As vitaminas e minerais são imprescindíveis para a manutenção e desenvolvimento de cada célula do corpo humano.
Como não são "fabricadas" pelo próprio corpo, é necessário adquiri-las através da alimentação. As vitaminas são 16 no total e subdividem-se em lipossolúveis (que se dissolvem em gordura) e hidrossolúveis (que se dissolvem na água).
Lipossolúveis: são as vitaminas A, D, E e K e dependem da existência de gordura para poderem agir. As vitaminas A, D e K são armazenadas pelo fígado e a vit. E no tecido adiposo (células de gordura da pele).
Hidrossolúveis: são as vitaminas C e todas do complexo B. São absorvidas pelo intestino delgado, exceto a B12 que é armazenada no fígado.
Os minerais também são solúveis em água e estão diretamente relacionados às vitaminas, para poderem ser absorvidos pelo organismo. Eles participam desde a constituição dos ossos, dentes, músculos, sangue e células nervosas, até a formação de hormônios, equilíbrio hídrico etc.
Tanto o excesso como a falta de vitaminas e minerais são prejudiciais à saúde, mesmo sabendo-se que o excesso de vitaminas é eliminado pela urina.
Nenhum alimento contém sozinho a quantidade e variedade de vitaminas e minerais que precisamos. Portanto, é recomendável que se mantenha sempre o equilíbrio através de uma alimentação saudável e variada, que além de fornecer os nutrientes necessários, mantém
o corpo todo em perfeito funcionamento para que o mesmo possa aproveitá-los.
Vitaminas
Vitamina A
Auxilia a visão noturna, garante a elasticidade e a hidratação da pele e das mucosas. Ajuda no crescimento. Fontes: Fígado, manteiga, ovo cru, legumes verdes, frutas e legumes amarelos e alaranjados (melão, laranja, abóbora, batata-doce), óleo de fígado de bacalhau e peixes.
Vitamina B1
Permite a transformação de açúcar em energia, o bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso. Fontes: Pão integral,