Fichamento: O Público e o Privado na Gestão Pública
PROF. MARIO CLEONE DE SOUZA
18 Ago. 2013
PRYSCILLA C. BEZERRA
FICHAMENTO: O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO PÚBLICA
COELHO, Ricardo Corrêa. O público e o privado na gestão pública – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2009. 78p. : il.
Em sua introdução o texto menciona como a extensão dos poderes do Estado e o papel da Administração Pública na sociedade são temas que emanam grandes controvérsias e segundo os quais é difícil chegar a um consenso. Menciona ainda como a reflexão sobre o Estado, o exercício do poder e as relações entre o Estado e a sociedade serve de base para refletirmos sobre o papel dos gestores públicos na administração do Estado brasileiro. E por último refere-se à dicotomia entre público e privado, que é o tema do qual todos os outros temas a serem tratados na disciplina decorrem.
Na primeira parte, intitulada a Dicotomia Público/Privado, o texto define o público e o privado e dá exemplos que buscam esclarecer a separação entre estas duas esferas, segundo o texto, uma separação fundamental para que outras diferenciações sejam compreendidas como a existente entre um Direito Público e um Direito Privado; entre Estado e sociedade civil; e entre poderes do Estado e direitos do cidadão.
Em seguida, o autor discorre sobre como a forma de administrar o Estado diferencia as sociedades, sobre como os indivíduos são concebidos nas esferas pública e privada e ainda, sobre como a associação desses indivíduos constituindo pessoas jurídicas não se confunde com a associação e coletividade públicas.
O autor segue o texto diferenciando organização e instituição, a fim de levar a uma melhor compreensão entre as diferenças entre as esferas pública e privada e ainda a fim de responder à questão por que algumas associações têm caráter público e outras têm caráter privado, sempre exemplificando para que haja uma melhor compreensão por parte do