fichamento de administração pública
As realidades estatais foram analisadas por diversas perspectivas ao longo do tempo, mas a ótica administrativa se estabelece tardiamente.
As ciências administrativas têm o seu enfoque na questão jurídica e posteriormente nas teorias da organização e da administração, sendo que o que se fixa posteriormente não substitui o que era instituído, mas completa-o.
O conceito de administração pública se consolida quando se institui a máxima de que o governo existe para organizar o bem comum contra os interesses especiais; e já a administração privada se molda de acordo com o movimento do mercado. Porém, com o passar do tempo – com marco especifico na grande depressão – ocorre um entrelaçamento dos modos de gestão público e privado, colocando o mercado como enfoque principal das medidas públicas.
As atividades administrativas se desenvolvem em um contexto dinâmico, onde a interação de todos os conjuntos da sociedade é muito rápida, tendo em vista a evolução constante da tecnologia. Governos e empresas são obrigados a mudarem o modo de administrar de acordo com as dificuldades e determinantes de cada época.
As inúmeras variáveis do sistema exigem uma administração flexível para se obter respostas rápidas. Essa exigência dá base para a gestão estratégica, que por sua vez, somado ao fator planejamento, concebe a idéia de política pública.
A Política Pública é um conjunto de estratégias do estado que visa manter o equilíbrio social ou modificar alguma realidade. É uma estratégia voltada para a “consolidação da democracia, justiça social, manutenção do poder, felicidade das pessoas”, etc. Uma política pública pode ser dissecada em sete pontos, que vão desde o estudo do conteúdo político ate a análise do processo dela.
Por mais divergente que o tema seja, as características gerais das políticas publicas são um consenso entre todos os autores - conjunto de medidas, público alvo, meta definida, etc.
A ordem para o funcionamento, e que nem sempre é