tica Geral e Profissional
Max Weber, Economia y sociedad
Feliz Ruiz Alonso: Plínio de Lauro Castrucci: Francisco granizo Lopes, curso de ética em administração.
João Caupers, Administração periférica do estado – estudo da ciência da administração. P189.
Capitulo 9 : A Ética e a Empresa
9.1: A Empresa como Organização
Instituição vencedora que passou por todos os desafios da instabilidade econômica, as alterações das politicas públicas, A sua ética pode servir de orientação para todos interessados em organizar o mundo de maneira a satisfazer as necessidades de todos ou ao menos para a maioria.
A organização é um circulo de pessoas que em virtude de participar dos benefícios dela resultantes, repartem os exercícios dos poderes de mando e coerção. As organizações que visam o lucro são chamadas de empresas, as que não visam lucros podem ser chamadas de Associações.
Para que se constitua uma empresa, é necessária uma especial estrutura. É o elemento do conceito de organização que confere um proposito racional. A estrutura é um elemento importante que Max Weber* a chamou de organização burocrática.
As características básicas da organização “burocrática” são cinco: a divisão dos trabalhos, a hierarquia, a regulamentações das operações, a impessoalidade do relacionamento interorgânico e a seleção do pessoal.
As organizações vivem em constantes mudanças, por causa do constante crescimento da população e dos seus gostos/interesse diversos. Esses grupos são: os trabalhadores subordinados, os consumidores, os moradores, os pequenos empresários as minorias étnicas e religiosas etc..
Tipo e fichamento: Resumo
Biblioteca: Particular
Ética Geral e Profissional
Norberto Bobbio, da estrutura á função – novos estudos de teoria do direito p 137
9.2 A empresa, instituição vencedora.
Enquanto o estado se encontra as voltas com a perda da soberania, a empresa integra um sistema competente, ela seguir o caminho da eficiência. A politica se envolve na interminável discursão