Estrutura e Estratégia: Síntese e Observações
PROF. PAULO BRETAS
1- Existe uma interrelação entre a estratégia das empresas, sua estrutura e seu ambiente e vários pensadores da administração reconhecem esta interrelação.
2- Estrutura Organizacional: Padrão de Autoridade e Relações de Responsabilidade.
2.1 Coordenação das Atividades.
3- Através da hierarquia, os diferentes níveis da organização transmitem o comando, as instruções aos níveis mais baixos da estrutura organizacional. Através da hierarquia estes níveis organizacionais consolidam as informações e reportam o andamento e os resultados dos níveis operacionais.
4- A essência do desenho organizacional é a manipulação de parâmetros que determinam a divisão do trabalho e o alcance da coordenação (MINTZBERG, 1991).
4.1 Parâmetros: idade e tamanho da organização, seu sistema técnico de produção, características do ambiente (estabilidade e complexidade), e o sistema de poder. Todos esses elementos combinam-se para formar as configurações organizacionais.
5- A estrutura multidivisional compreende um conjunto de divisões autônomas coordenadas por um escritório central, com um apoio corporativo que fornece informações sobre o ambiente interno e externo. A estrutura multidivisional organiza-se por linhas de produto, unidades de negócios relacionados, geografia, ou tipo de cliente (BESANKO; DRANOVE; SHANLEY, 1999).
6- A estrutura organizacional de hierarquia trazia, no entanto, certos conflitos de coordenação, provocando competição e disputas entre as áreas funcionais estabelecidas pelas estruturas hierárquicas.
7- Para melhor adaptar a estrutura organizacional às necessidades de comunicação e provocar uma maior interação entre as áreas, surgiu a estrutura matricial. Nesse tipo de estrutura, a empresa é organizada juntamente com dimensões múltiplas.
8- Com a evolução do ambiente e com o impacto das novas tecnologias de informação, Drucker (1988) constatou que estava surgindo uma nova forma de organização