Fichamento - História da Educação durante o período de 1978 – 1999
Tema: História da Educação durante o período de 1978 – 1999
Fichamento:
O momento político posterior à ditadura, até o momento não possui uma bibliografia específica. Já na Nova República, ocorre o oposto, há um vasto acervo de obras educacionais que retrata este período. No início da década de 80 cria-se a idéia de que a educação deve formar um aluno com consciência crítica e com participação política.
A política educacional de 80 buscava novos modelos de gestão para conseguir assegurar que os alunos seriam atores sociais.
A Constituição Federal de 1988 fez grandes mudanças no panorama legal da educação no Brasil.
A gestão educacional passa por uma modernização com orientações de idéias neoliberais. A relações na escola passam a ser vistas como relações de mercado. Algumas atribuições até então do Estado, passam para o setor privado. O Estado pretendia reduzir a intervenção pública em muitas áreas, então traçou políticas reformistas e a discussão da política educacional brasileira para a década de 1990.
Plano Decenal de Educação para Todos (1993) visa universalizar a educação básica com qualidade e eqüidade.
1995: modernização e aprofundamento da perspectiva democrática na educação
1998: Setor privado adota as suas práticas de gestão, deixando o processo de tomada de decisões e da gestão descentralizado.
Surge outra proposta, que tem em vista o aumento da produtividade.
Década de 90: Reformas governamentais que preconizam a redefinição do papel do Estado (visto como incapaz de prestar serviços essenciais para a população).
A Partir dos anos 90 houve uma ampliação do atendimento educacional do país devido ao crescimento demográfico, a demanda social por educação e a resposta do poder público a tal demanda.
Durante o governo de FCH, no período de 1997 a 2000, é possível perceber mudanças em relação às novas políticas educacionais em desenvolvimento.
Com a