Mononucleose infecciosa
A mononucleose é uma doença linfoproliferativa autolimitada benigna causada pelo EBV (vírus de Epstein – Barr), que pertence ao um grupo de herpes vírus. O EBV é amplamente distribuído na natureza, estimando-se que cerca de 80% dos adultos no mundo todos já tenham sido infectados por ele. Essa revisão bibliográfica objetivou aumentar o conhecimento sobre esta patologia e orientar o cirurgião dentista com aparecimento de manifestações bucais e como proceder diante da mesma.
As informações são extremamente importantes visto que a repercussão deste tema despertou interesse em jovens, pelo fato de que esta patologia acomete principalmente indivíduos entre 15 e 25 anos e pode ser transmitida pelo beijo na boca, relações sexuais e transfusão de sangue. Portanto, destacamos a importância deste tema ser divulgado e esclarecido a outras pessoas, que desconhecem a existência desta doença, pois uma vez infectada a pessoa pode permanecer com o vírus no organismo para sempre e, em circunstâncias especiais, ele ainda pode ser transmitido.
1 - Mononucleose Infecciosa (Febre Glandular)
A mononucleose ou mononucleose infecciosa é uma doença viral, Esta doença é de etiologia desconhecida, muito embora haja muitas evidências sugerindo ser ela causa pelo vírus Epstein-Barr (VEB ou vírus “semelhante-a-herpes”). O título de anticorpos VEB aumenta drasticamente sempre que pacientes apresenta manifestações clínicas da doença. É este mesmo vírus que tem sido implicado como agente etiológico do linfoma africano de Burkitt dos maxilares, carcinomas nasofaringeanos e leucemia linfoblástica, todos ocorrendo em seres humano.
A doença ocorre principalmente em crianças e adultos jovens. Foi transmitida experimentalmente a macaco pela administração de material emulsificado de linfonodos ou de filtrado Seitz do sangue de seres humanos afetados. O mecanismo de transmissão é desconhecido, porém alguns autores admitem ser através de “beijo