Plano de Ensino MEIO AMBIENTE, ECONOMIA E SOCIEDADE - MED. VET.
PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO
Curso: Medicina Veterinária
Componente curricular: Meio Ambiente, Economia e Sociedade
Fase: 2
Ano/semestre: 2013/ 2°
Número de créditos: 04
Carga horária – Hora aula: 72
Carga horária – Hora relógio: 60
Professor: Emerson Martins
2. OBJETIVO GERAL DO CURSO
O objetivo geral do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul, de acordo com o PPC/2010, é formar um profissional competente no âmbito técnico na promoção da saúde animal, com senso de ética profissional e comprometido com o desenvolvimento social, econômico e político da sociedade brasileira.
3. EMENTA
Modos de produção e consumo. Noções de economia política. Relação entre ambiente e sociedade: agroecologia, sustentabilidade, agricultura familiar, cooperativismo, associativismo. Sociedade civil e a questão ambiental.
4. JUSTIFICATIVA
A disciplina permitirá ao discente refletir sobre o contexto da Medicina Veterinária nas complexas relações sociais e econômicas, considerando não somente os aspectos biológicos, inerentes a sua atividade profissional, mas também a dimensão cultural, histórica, ética e política, que também determinam padrões, escolhas e consumos, e suas consequências para o meio ambiente. Conformando, assim, uma visão humanizada no cuidado à saúde dos demais animais e suas relações com os humanos. Neste sentido, a disciplina justifica-se por apresentar uma visão crítica ao sistema capitalista e suas práticas sociais, inclusive, as profissionais, colaborando para a construção de uma Medicina Veterinária mais reflexiva.
5. OBJETIVOS 5.1 Objetivo geral:
Proporcionar ao estudante uma visão histórica e reflexiva das discussões que envolvem o eixo meio ambiente, economia e sociedade, sensibilizando-o para o seu papel ético e político como profissional e cidadão. Para tal, refletir-se-á sobre o processo de desenvolvimento de uma ética ambiental,