A importância do brincar na Educação Infantil
Por Juliana Costa Alde Cordeiro
2010/TCC/Pedagogia
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Recordações de infância sempre vêm acompanhadas de lembranças de quintal, palavras que algumas crianças de hoje em dia talvez não conheçam.
A introdução da criança ao mundo tecnológico, porém, acontece de forma cada vez mais precoce. Segundo a psicóloga clínica Maria Lucia Paiva, existe sim uma gama de jogos e sites muito educativos, que mexem com o raciocínio rápido dos pequenos. Mas na infância é muito importante que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversas possibilidades de aprendizagem, multiplicando o prisma de suas relações, não se limitando apenas a jogos eletrônicos ou televisão.
Este estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Foram observadas e pesquisadas duas professoras de Ensino Fundamental e cerca de vinte crianças. As professoras foram entrevistadas procurando mostrar qual a visão, que se tem sobre brincadeiras e jogos e como essas brincadeiras são desenvolvidas em sala de aula já as crianças foram observadas para avaliar se realmente o lúdico contribui para o desenvolvimento integral dos mesmos.
Com base nessas considerações, os alvos de pesquisa são:
• Educadores que atendem os alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental sabem da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, e os desenvolvem?
• E as crianças dessas séries estão sendo estimuladas, no seu desenvolvimento integral através do lúdico?
As palavras-chave do projeto são: Ludicidade, brincadeiras, brinquedos, jogos, desenvolvimento (intelectual e cognitivo), integração e criatividade.
1. INTRODUÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
Do ponto de vista pedagógico, os jogos infantis são considerados