Administração
1. INTRODUÇÃO
5
2. PESQUISA ETINOGRÁFICA
6
2.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
6
2.2. METODOLOGIA
7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
7
4. REFERENCIAS
8
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas considerações teóricas sobre a pesquisa etnográfica, discutir de que modo a pesquisa etnográfica pode ser vista como uma ferramenta de pesquisa. Para isso, procuraremos definir etnografia, questionando seus princípios e as formas de avaliação de seus resultados.
Palavras-Chave: Pesquisa. Pesquisa Etnográfica. Etinografia.
INTRODUÇÃO
O conceito de etnografia encontrada em dicionários é bastante vaga: Ciência que descreve os povos no relativo aos seus costumes, índole, raça, língua, religião, etc. (Dicionário Priberan) Segundo SPRADLEY (1979), etnografia “é a descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo”. Desenvolvida na antropologia, o método de pesquisa etnográfica submete-se a descever, interpretar ou explicar o que a sociedade faz em um determinado ambiente, quais os efeitos de suas interações e o seu pensamento acerca do que fazem (Watson-Gegeo, 1988:576). Em suma, esse método de pesquisa busca traçar o conjunto de entendimento e experiencia específica, compartilhada entre participantes que guia seu comportamento naquele contexto específico, ou seja, a cultura daquele grupo (Hornberger, 1994:688). Portanto, parece consensual que a etnografia descreve a cultura de um grupo de pessoas, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados.
2. A PESQUISA ETINOGRÁFICA
2.1. Considerações Gerais
A etinografia teve sua orígem na Antropologia Social, sendo utilizada, tradicionalmente, para descrição dos elementos de uma cultura específica, surgindo da necessidade de compreender as relações sócio-culturais, os comportamentos, ritos, tecnicas, crenças, saberes, praticas da sociedade e valores. Segundo Laplantine (1994), início do século XX houve uma revolução no campo da Antropologia, o que pôs fim