Conflitos Socioambientais
RELATÓRIO
CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
Curso: Técnico em Meio Ambiente AM14
São Paulo
2014
Introdução
Conflitos socioambientais
Os conflitos sociais estão presentes e são inerentes as sociedades humanas, independente do contexto histórico e do espaço geográfico, estes nem sempre se mostram negativos e se tornam importantes para o crescimento e desenvolvimento das sociedades. No século XXI o conflito que se apresenta com maior evidência se relaciona ao uso e preservação (e ou conservação) dos recursos naturais, denominado conflitos socioambientais, são fundamentais por conter nas suas análises a discussão da permanência da humanidade no planeta. (BRITO et al., 2011)
Os conflitos reúnem um conjunto de atores e posicionamentos que se articulam ou se opõem. Os atores movimentam-se e posicionam-se, mas nem sempre com discursos coerentes com suas ações. Nem sempre são perceptíveis em seus movimentos e isso torna a análise de conflitos difícil. Dentro dessa ideia, os atores de um conflito podem ser indivíduos, grupos sociais, organizações, coletividade e Estados. (http://ojs.c3sl.ufpr.b 2014)
Sendo assim, as empresas buscam solucionar seus conflitos através da mediação. Esta tem a capacidade de promover diálogos entre as partes envolvidas, visando superar as tensões e buscar novas formas de interação e novos rumos. Neste sentido, a mediação é parte fundamental da educação para a sustentabilidade, pois cultiva os princípios da cultura de paz e propõe a resolução dos conflitos para todos os envolvidos. (Manual de Mediação de Conflitos Socioambientais Prefeitura do Município de São Paulo, 2012)
Empreendimento
O Fiorino é um restaurante localizado no bairro do Jabaquara, na Av. Engenheiro de Arruda Pereira, 1071, próximo ao metrô Conceição. O restaurante possui os serviços de galeteria, pizza rodizio e self servisse com grill.
O restaurante foi inaugurado no