Conflitos Socioambientais
Sérgio Fagundes da Costa, professora Ana Paula
UNINOVE/Memorial, Departamento de Saúde II-Ciências Biológicas
Palavras-chave: Conflitos socioambientais. Educação ambiental.
Introdução
Com que recursos, mediante a educação ambiental, podemos minimizar conflitos socioambientais? Este questionamento levou o autor a analisar artigos datados nos anos de 2006, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, investigando o teor no que se refere ao tema.
Embora o tema conflitos sociais possua uma riqueza de contribuições, este texto procurou identificar os elementos principais de um debate bastante atual sobre conflitos socioambientais. Desta forma, foi cronologicamente analisada a relação entre proteção ambiental e conflitos sociais sem descrever, embora sejam necessários, episódios conflituosos da história mundial, visto que uma proposta de desenhar formas de gestão dos conflitos escapa do objetivo fim – que é um resumo de artigos – deste trabalho.
O tema conflitos socioambientais pode configurar em mais um item dos “indicadores de sustentabilidade”. Face às questões ambientais, há reinvindicações para a implantação de uma educação ambiental nos currículos pedagógicos, indicando a possibilidade de, pelo menos, fazer acontecer a gestão de conflitos.
Objetivo
Analisar e resumir artigos publicados nos anos de 2006, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014, investigando o teor no que se refere ao tema quando estão em pauta a Educação Ambiental, os Impactos Ambientais e as mudanças urgentes necessárias devido às práticas sócio-políticas de um lado e socioeconômicas de outro.
Metodologia
Dentre as várias agências de fomento à pesquisa no país, optou-se procurar por conceitos-chaves como: "educação ambiental", "conflitos sociais" e “conflitos socioambientais” no portal http://www.periodicos.capes.gov.br/, da entidade Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação