Estudo dos conflitos socioambientais no “morro do careca”
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as alterações que ocorrem na feição geomorfológica conhecida como “Morro do Careca”, na cidade de Natal-RN, desde a década de 90 até 2010, considerando a legislação ambiental vigente, o plano diretor da cidade e o uso e ocupação do solo do entorno da feição geomorfológica citada.
Para isso, serão discutidas as leis relacionadas à preservação/conservação das feições dunares dispostas pelo território brasileiro e será estabelecido um “buffer” para observar os conflitos existentes entre a ocupação do solo e a zona de amortecimento da feição.
O “Morro do Careca” é um patrimônio natural da cidade de Natal, tombado pelo conselho Municipal de cultura e protegido pelo plano diretor de 2007. Tem deste modo, um conjunto de leis que objetivam a sua preservação. No entanto, recebe constantes ameaças à sua preservação pelas subidas e descidas dos banhistas, que deslocam a areia e prejudicam a sua vegetação. O lixo depositado em sua área, as queimadas e os cortes da vegetação também são uma ameaça às espécies ali existentes.
A recuperação da cobertura vegetal da feição geomorfológica conhecida como do “Morro do careca”, é de extrema importância. Por ser uma área dunar caracteriza-se como reservatório de água doce, realizando assim a manutenção dos aquíferos, devido a percolação das águas da chuva . Para a análise do recorte temporal serão utilizadas fotos aéreas presentes no Google earth, bem como idas a campo para a obtenção de fotografias de como se encontra a feição no ano de 2012. Serão feitas entrevistas com o responsável pela secretaria de meio ambiente e aplicação de questionários com os moradores que residem no entorno do “Morro do Careca” e comerciantes locais. Após esses procedimentos as situações encontradas serão comparadas analiticamente com as leis ambientais vigentes com o propósito de interpretar eficácia da preservação do