História - Antiguidade Oriental
Egito
Mesopotâmia:
Sumérios;
Acádios;
Amoritas (1º Império Babilônico);
Assírios;
Caldeus (2º Império Babilônico)
Fenícios
Atual Palestina
Hebreus
Persas Atual Irã
A fim de poupar tempo, a abordagem acerca da antiguidade oriental será realizada em duas etapas, a saber:
Modo de produção asiático: o Qual o conceito de um modo de produção?
É uma forma de abordar um contexto de civilizações – isto é, um período que envolve várias civilizações – destacando os principais aspectos e características em comum;
Dentre
tais
aspectos,
seguintes: o Religião;
o
Economia;
considerar-se-ão
os
o
Sociedade;
o
Formação do Estado, etc.
Outrossim, realizada tal análise dos pontos em comum das referidas civilizações que compunham o conceito de modo de produção, passa-se à fase de exame das particularidades específicas de cada uma delas.
1. Modo de produção asiático.
a) Sociedades hidráulicas (Sociedades de regadio)
i. Deste modo, o desenvolvimento dos agrupamentos humanos em sociedades só decorre da revolução do neolítico e obras de construções hidráulicas (Canais de Irrigação) – as quais propiciaram a irrigação (o que significa dizer = regadio) e, consequentemente, a agricultura.
b) Tipos de Estados:
i. Teocráticos Estados que consistiam em Teocracia: o poder de comando do Líder do Estado decorre da legitimação religiosa. Há a junção de Religião e Estado.
1. Política = religião + Estado. ii. Despóticos Há uma liderança do Estado conduzida de forma autoritária, sem qualquer responsabilidade ou freios e contrapesos; Não há divisão de poder. Apenas uma pessoa detém o poder político;
iii. Burocráticos Há uma legislação não mais costumeira
(consuetudinária), mas sim escrita, a qual rege as atividades e condutas dos membros e habitantes que estejam sob a égide de tais Estados.