A importância de brincar na educação infantil
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Especialização Educação Física Escolar
GIDALVA DA CONCEIÇÃO SANTOS
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aracaju
FACULDADE ATLÂNTICO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
Especialização Educação Física Escolar
A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marco Arlindo Amorim Melo Nery
Aracaju
DEDICATÓRIA
Dedico a conquista dessa vitória a Deus, por dar-me vida e saúde; aos meus amigos, que tanto colaboraram, compreendendo minhas ausências; aos meus pais que me incentivaram em todos os momentos e aos meus professores pela dedicação e incentivo.
AGRADECIMENTOS
A Deus, por ter-me dado força, coragem, serenidade e perseverança em todos os momentos levando-me a concluir o curso.
Aos meus familiares que apoiaram e colaboraram em várias situações.
Aos professores que, no decorrer desses quatro anos, deixaram suas marcas em minha existência.
À todas as pessoas que, direta ou indiretamente, participaram desta importante etapa, tornando possível a realização deste sonho.
RESUMO
A presente pesquisa trata de um dos temas mais relevantes da Educação Infantil – a brincadeira como proposta pedagógica. Com o objetivo de demonstrar que as brincadeiras são atividades de estimulação capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança em idade pré-escolar, foi realizada uma pesquisa, na modalidade de Pesquisa-ação, onde as brincadeiras no universo escolar infantil foram o foco principal. Aliando-se a abordagem teórica encontrada nos pressupostos de Piaget e Vygotsky à realidade vivida nas Instituições de Educação Infantil, quanto a prática da brincadeira na atividade docente, buscou-se elaborar uma proposta que viabilize uma educação que respeite as características da infância, considerando-as como o alicerce do trabalho educativo eficaz.
PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento cognitivo, Educação Infantil, estimulação, pressupostos