Fichamento Processos
“Processo, que processo?”
Fichamento:
- As empresas de uma forma geral tem falta de conhecimento à respeito de processos, e assentam-se sobre vários pressupostos que estão superados e que deram base ao surgimento de empresas voltadas para dentro, pra suas próprias atividades, com estruturas hierárquicas pesadas e rígidas.
-Ao procurar estruturar-se por processos, as empresas acabam descobrindo que é impossível sobrepor um processo integrado a uma organização fragmentada pelo desenho funcional tradicional.
-Para que ocorra a mudança de uma organização por tarefas para organização orientada por processos é necessário um claro entendimento do que exatamente faz a empresa funcionar bem e ter ritmo, além do entendimento de que é essencial estar preparada para uma nova maneira de fazer negócios.
-A análises dos processos de uma empresa implica a identificação das diversas dimensões desses processos: fluxo, sequência das atividades, esperas e duração do ciclo, dado e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências entre as partes comprometidas no funcionamento do processo.
- A adoção de uma estrutura baseada nos processos significa, em geral, dar menor ênfase à estrutura funcional da empresa.
-Quando a organização se estrutura por processos, as áreas funcionais e as chefias não desaparece. Vão surgindo os process owners que vão assumindo a responsabilidade cada vez maior pelos processos na empresa.
- Atividades essenciais podem ser chamados de processos.
- A organização orientada por porcessos está surgindo como forma organizacional dominante para o século XXI. As empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação.
- Gestão por processos: emprega objetivos externos, os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia.
- Como os process owners não são