fichamento de estratégia de processos
Todas decisões relacionadas a processos são estratégicas por natureza e são favorecidos os objetivos a longo prazo.
Os gerentes se concentram no controle de prioridades competitivas como qualidade, flexibilidade, tempo e custo.
A estratégia de processo especifica o padrão das decisões tomadas na gestão de processos, para assim alcançar suas prioridades competitivas.
A estratégia de processos orienta varias decisões de processo, e por sua vez, ela é orientada pela estratégia de operações e pela capacidade de obtenção de recursos para seu apoio.
Uma questão recorrente no gerenciamento de processos é decidir como prestar serviços ou fabricar produtos. Fazendo muitas escolhas diferentes para selecionar recursos humanos, equipamentos e até mesmo serviços terceirizados (serviço realizado fora da empresa e comprados como materiais e serviços), tentando achar a melhor forma de transformar insumos em resultados.
Principais decisões de processos
Estrutura do processo determina a forma que os processos são planejados em relação aos recursos necessários, como os recursos são divididos entre eles e suas principais características. Os pontos de partida para tomar essas decisões em operações de serviços são o volume e o tipo de contato com o cliente desejados e as prioridades competitivas que o projeto do processo deve alcançar.
Envolvimento do cliente reflete como os clientes podem se tornar parte do processo e a extensão de sua participação.
Flexibilidade de recursos é a facilidade com que os funcionário os e os equipamentos podem lidar com uma variedade de produtos, níveis de saída (outputs), deveres e funções.
Intensidade de capital é o ,ix de equipamentos e habilidades humanas em um processo. Quanto maior o custo dos equipamentos, maior será a intensidade de capital.
As decisões acima são mais entendidas no nível de processo ou subprocesso, em vez do nível de empresa.
Estrutura do processo em serviço
Uma