Fichamento Niklas Luhmann
1.Uma Dupla dicotomia Essa discussão começou com a história do pensamento político e social do ocidente, no qual se dividiu em duas esferas distintas, onde o direito público tem o sentido de cuidar do interesse da sociedade e o direito privado tem sentido de cuidar do interesse privado.
2.As Dicotomias Correspondentes Com essa investigação ou busca pela compreensão da dicotomia público/privado, surge outras dicotomias tradicionais surgidas da ciências sociais que podem complementar o seu sentido ou até substituí-las.
Sociedade de Iguais e Sociedade de Desiguais Na sociedade de Iguais tem sua caminhada ao lado privado e tem a relação entre iguais como por exemplo a sociedade entre irmãos. Já na sociedade dos desiguais tem sua caminhada ao lado público, pois possui um poder que comanda e os que obedecem com por exemplo o família e o patriarca.
Lei e Contrato A lei é quando uma autoridade pode cobrar um indivíduo uma conduta, podendo se utilizar da força para equilibrar essa conduta e não pode ser revogado por nenhuma das partes. No contrato, se estabelece um acordo, que pode ser revogado por qualquer uma das partes, como por exemplo um contrato social.
Justiça Comutativa e Justiça Distributiva A justiça comutativa está relacionado ao direito privado, pois a uma relação entre pessoas. Ela tem uma relação com troca e tem como objetivo igualdade nas relações entre pessoas. Um exemplo da utilização da justiça comutativa é no contrato social. Na justiça Distributiva está relacionado ao direito público, e tem como objetivo dar a um indivíduo o que lhe é devido seguindo uma igualdade, que podem ocorrer mudanças.
3.O uso Axiológico da Grande Dicotomia A dicotomia público privado passam a ter um valor, sendo que quando uma assume um valor positivo, a outra, portanto, passa a ter valor negativo.
O Primado do privado Iniciou-se com a expansão do direito romano no Ocidente. Os intuitos