Substâncias orgânicas e inorgânicas dos seres vivos
Substâncias orgânicas e inorgânicas dos seres vivos
As substâncias do corpo dos seres vivos podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas, e apresentam características particulares.
A palavra orgânica está ligada à vida, em contraposição está a inorgânica que significa tudo aquilo que falta a vida. O corpo dos seres vivos é formado por várias substâncias que podem determinar os seus estados físicos. Desta maneira, a composição química das células pode ser formada por substâncias orgânicas, que são caracterizadas pela presença do carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e as substâncias inorgânicas, que ficam no espaço intercelular, como a água e os sais minerais, é importante conhecer um pouco mais de cada uma delas.
Substâncias orgânicas
São elas:
Carboidratos
Compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, auxiliam na construção dos açucares, como a glicose e a frutose, sendo solúveis em água e possuindo o sabor doce.
Lipídeos
Não se mistura a água, como o óleo. Também está presente na membrana plasmática de todas as células dos seres vivos, auxiliando na produção de hormônios.
Proteínas
Constituídas de aminoácidos, estão estruturadas dentro das células e também fazem parte de todas as reações químicas que ocorrem em sua parte interior. Podem apresentar diversas formas e diferentes funções.
Ácidos nucléicos
Marcam presença em todos os seres vivos, ajudando na condução de características hereditárias e também na direção e controle das atividades celulares.
Substâncias inorgânicas
São elas:
Água
Substância de fartura no corpo dos seres vivos, ela auxilia na dissolução dos compostos químicos que se armazenam dentro da célula e apresenta a composição de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, simbolizada pela