Luhmann
PROFESSOR: Carlos Eduardo Bastos.
RESENHA CRÍTICA
1. NOME DO AUTOR:
Acadêmica Katiane Novaes Estácio, 1º período do Curso de Direito da UNIVALI. Resenha crítica para obtenção de M3 na disciplina de Sociologia Geral e do Direito ministrada pelo professor Carlos Eduardo Bastos.
2. OBRA EM FICHAMENTO Sociologia do Direito I /Luhmann, Niklas; tradução de Gustavo Bayer – Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO
Aprofundar os conhecimentos referentes ao tema “A positivação do Direito” embasado no texto de –Niklas Luhmann -, valorizando o conteúdo de forma a selecionar e elucidar o conhecimento á luz da pratica da sociologia como ciência social. E o embasamento dos métodos e técnicas de estudo das ciências, assim como terminologias e visões de diferentes autores, sobre as diversas teorias das ciências sociais e cientificas. Dentro dos conceitos operacionais descritos no texto. Levando em conta os métodos: esquemático; resumido.
RENHA CRÍTICA
Segundo Luhmann as mudanças no estilo direito ocorrem de acordo com as alterações estruturais da sociedade, sendo que desta possuem certa dependencia. Faz-se referencia a complexidade como principal motivadora das alterações sofridas nas estruturas sociais. A ideia de complexidade para Luhmann, esta ligada as várias informações que circulam dentro da sociedade, a cada aumento de informações proporcionalmente maior será a complexidade. Adota-se o critério da diferenciação funcional do sistema social e conclui-se que o crescimento da complexidade social, provem de tal diferenciação. Tal diferenciação é