Biografia de niklas luhmann
Aluno: Lorryan Disciplina: Sociologia Jurídica Professor: Wesley Araujo
BIOGRAFIA DE NIKLAS LUHMANN
Niklas Luhmann (Lüneburg, 8 de dezembro de 1927 — Oerlinghausen, 6 de novembro de 1998) foi um sociólogo alemão, sendo hoje considerado, juntamente com Jürgen Habermas, um dos mais importantes representantes da sociologia alemã atual.
Adepto de uma teoria particularmente própria do pensamento sistémico, Luhmann teorizou a sociedade como um sistema autopoiético. Ao aplicar o conceito dos sistemas autopoiéticos ao direito, Luhmann consegue reduzir a complexidade social. De tal modo, os estudos de Luhmann apregoam que o direito, em seu viés autopoiético, se (re)cria com base nos seus próprios elementos. Sua autorreferência permite que o direito mude a sociedade e se altere ao mesmo tempo movendo-se com base em seu código binário (direito/não-direito). Tal característica permite a construção de um sistema jurídico dinâmico mais adequado à hipercomplexidade da sociedade atual.
A TEORIA DOS SISTEMAS DE NIKLAS LUHMANN
Sobre um olhar sociológico, Luhmann desenvolve sua Teoria dos Sistemas e da Sociedade, que compreende os diferentes tipos de sistemas, bem como as condições distintivas, a partir da complexidade que se tenta reduzir. Apresenta-se como um poderoso instrumental analítico que permite a compreensão do funcionamento da sociedade e de seus subsistemas – direito, política, economia, religião, entre outros – cada qual operando por meio de um código próprio, o que permite sua identificação e separação, bem como a conseqüente redução de complexidade, já que o sistema é sempre menos complexo que seu ambiente. Justamente por isso, a teoria começa com um afirmação: Os sistemas existem.
O “conjunto de elementos inter-relacionados é denominado sistema, cuja unidade é dada por suas interações e cujas propriedades são distintas da soma desses elementos”. Sendo assim, a teoria dos sistemas começa a ser elaborada