Fichamento De Hist Ria Do Direito
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO DIREITO
DEPART. DE DIREITO; PERÍODO: 1 “B”
DISCENTE: LETÍCIA RODRIGUES DA COSTA
DOCENTE: CAMILA RAGONEZI
Fichamento
Fichamento apresentado à professora Camila Ragonezi como requisito parcial à obtenção da nota da primeira unidade da disciplina História do Direito.
Capitulo 2
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO: MESOPOTÂMIA E EGITO
CRISTIANO PAIXÃO ARAÚJO PINTO
2. ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO NA SOCIEDADE E NO DIREITO
De acordo com Cristiano Pinto, em qualquer época, não se pode mencionar a mutação do corpo social, sem também falar da transformação do Direito. Dessa forma, para conseguir entender a verdadeira essência do Direito é preciso que aprofunde-se em seu passado, pesquisando assim, os povos que fizeram uso de ações que encaixam no contexto de Direito.
O texto diz respeito a uma classificação dada por Niklas Luhmann, que enuncia três aparições, em que a primeira é o direito arcaico, a segunda o antigo e por fim, a terceira o moderno. Pode-se esclarecer que a mudança entre a maneira arcaica e a antiga dá-se por três elementos fundamentais para essa mutação, a origem das cidades, a escrita e o comércio.
3. MESOPOTÂMIA E EGITO: ASPECTOS GEOGRÁFICOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS
Durante a história, a maioria das civilizações que se destacaram e tiveram maior permanência, se fixaram nas proximidades de rios. Para exemplificar o que foi mencionado, demonstra-se a partir do Egito e Mesopotâmia, em que esta, se localizava entre os rios Tigre e Eufrates, os quais proporcionavam solos férteis, entretanto, com cheias pouco regulares, o que dava um aspecto variável na organização dessa sociedade, assim influenciando a política e a economia. Portanto a forma política era descentralizada pelo fato de que existiam várias cidades-estados, além de que o líder era apenas um representante divino, logo, humano. Em contrapartida no Egito, o Faraó era considerado um deus, ademais a civilização se localizava próximo