Trabalho USP
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
A sexualidade e o sentimento da mulher nas literaturas em perspectiva – brasileiras e africanas. Um projeto voltado ao 3º ano do Ensino Médio, como forma de aplicação da Lei 10.639/2003.
São Paulo,
2014
A sexualidade e o sentimento da mulher nas literaturas em perspectiva – brasileiras e africanas. Um projeto voltado ao 3º ano do Ensino Médio, como forma de aplicação da Lei 10.639/2003.
1. INTRODUÇÃO
Este projeto visa observar, diagnosticar e discutir textos da Literatura Brasileira e das Literaturas Africanas, como forma de extrair o papel da mulher nestes textos. Em especial, trataremos a sexualidade e o sentimento feminino em suas formas sociais – violência, submissão, questão de gênero, e outros.
Ressalta-se que ao focarmos também as literaturas da língua portuguesa de um modo geral, teremos a inclusão de um material que ainda é pouco divulgado, apesar de há dez anos haver a obrigatoriedade do ensino das culturas, História e Literaturas Africanas – estamos falando da Lei nº 10.639/031.
Esta lei, aprovada após pesquisas de cunho racial e de movimentos engajados na promoção da cultura afrodescendente no Brasil, traz o termo obrigatoriedade, ao contrário da Lei 9.394 de 19962, na qual este ensino era facultado às escolas da Educação Básica brasileira.
É importante dizer que em 2008 houve a alteração da Lei nº 10.639/03 pela Lei nº 11.645/08, na qual se inclui a “obrigatoriedade da temática ‘História e cultura Afro-Brasileira e Indígena’.”.3.
A escolha pelo 3º ano do Ensino Médio, por estar na última etapa da Educação básica, legitima a aplicação do presente projeto, já que em tese, há um preparo maior para o entendimento dos textos escolhidos, bem como a bagagem que se espera dos referidos alunos. Esta escolha, portanto, visa aperfeiçoar o espaço do Ensino