(letras usp) trabalho de IELP
12012 palavras
49 páginas
nota recebida: 7,5UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Professora Dra. Verena Kewitz
TEMA 07: FALANTES NASCIDOS NA CAPITAL PAULISTA E FALANTES NASCIDOS NO INTERIOR PAULISTA: MORADORES EM SÃO PAULO (CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA)
SÃO PAULO
2013
Sumário
INTRODUÇÃO 3
SEÇÃO I – TRANSCRIÇÕES DAS GRAVAÇÕES 7
SEÇÃO II – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 43
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 44
INTRODUÇÃO
O grupo optou pelo tema “falantes nascidos na capital paulista x falantes nascidos no interior paulista: moradores em São Paulo” com vistas a registrar e analisar possíveis variações do Português Brasileiro em suas falas, sobretudo singularidades de ordem diatópica, tanto nos níveis morfossintáxico, fonológico e lexical, assim como os pontos de convergência linguística em seus falares.
O trabalho divide-se em três partes: “metodologia e transcrição dos dados”; “descrição e análise dos dados” e “considerações finais”. A primeira dessas conta com as transcrições das entrevistas, a norma de transcrição adotada e o procedimento de abordagem escolhido. A segunda parte do trabalho apresenta as análises do material, em nível de influência interacional (contexto, espaço temático, espaço geográfico, espaço social, nível sócio cultural, grau de intimidade com o documentador, variação etária, gênero sexual do falante, influência do meio ou do veículo); e em nível de variáveis linguísticas (morfossintaxe, léxico, fonologia). A última parte do trabalho aborda algumas reflexões do grupo a respeito dos fenômenos observados.
Visando a uma exposição clara e prática dos temas linguísticos, as variáveis linguísticas encontram-se organizadas em tabelas comparativas, de acordo com o tipo de variação (fonológica, morfossintática e lexical). Tal disposição favorece a comparação dos materiais, ressaltando eventuais