orge Luiz Souto Maior
Formado na Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM, especializou-se em direito em 1987 pela mesma faculdade, e pela USP, em 1990. Mestre em Direito pela USP com a dissertação "Requisitos da petição inicial nos dissídios individuais trabalhistas" em 1995 e Doutor em Direito pela mesma Universidade de São Paulo com a tese "Procedimento oral, um pressuposto da efetividade do processo trabalhista" em 1997 e pela Universite de Paris II, UP II, França com a tese "Modes de Règlement des Conflits Individuels du Travail", em 2001. Além disso, é livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese "O direito do trabalho como instrumento de justiça social", de 1999.
Tanto como professor quanto como magistrado, Jorge Luiz Souto Maior tem buscado enfatizar o caráter humanista do direito do trabalho. É um adversário ferrenho da tendência flexibilizadora da legislação trabalhista, bem como da terceirização da mão de obra assalariada.
A atuação de Souto Maior foi objeto de uma reportagem da Revista Exame, na qual foi apresentado como "Juiz Robin Hood".1 A reportagem sustenta que sua polêmica atuação enquanto magistrado beneficiaria alguns trabalhadores em detrimento de milhões de outros.1 A abordagem nestes termos efetuada, gerou uma refutação conjunta da ANAMATRA (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e da AMATRA XV (Associação de Magistrados do Trabalho da 15ª Região). No centro da discussão, está a atualidade, ou não, do direito do trabalho e das instituições que lhe são correlatas, dentre as quais a própria Justiça do Trabalho. orge Luiz Souto Maior (Belo Horizonte, 1964) é um jurista e professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP, Brasil desde 2001. É juiz titular na 3ª Vara do Trabalho de