trabalho sobre a USP
1-) Quantas feiras de profissão já ocorreram na USP ?
R: Já ocorreram 7ª Feira de Profissões da USP
2-) Quais foram as diferenças da feira de 2013 na UPS ?
R: Não obtive respostas!
3-) Quais foram os assuntos apresentados na última edição ?
R-) “ Engenheiro do ano dá dicas sobre a carreira de Engenharia Civil” - O dia a dia de um engenheiro civil
A profissão de Engenheira Civil traz diversas opções para se trabalhar. É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. Pode-se tanto atuar em órgãos do Governo como na iniciativa privada.
Bernasconi iniciou sua trajetória profissional ao ser convidado para abrir uma empresa junto com um professor da faculdade, na década de 1960. Começou na carreira como projetista. Na função, o engenheiro era responsável por gerenciar os pedidos dos clientes e planejar projetos estruturais para as obras. Mas, o dia a dia da profissão pede versatilidade. “Quando era preciso construir uma estrada, muitas vezes a gente encontrava rios pelo caminho. Neste caso não tem jeito, é preciso projetar também uma ponte para transpor o obstáculo”, explica.
Hoje, Bernasconi ocupa uma função mais administrativa na presidência de sua empresa e não está mais em contato direto com a parte de execução das obras. Mesmo assim, garante que é fundamental para um empresário do ramo entender todos os processos da profissão. “Se você não sabe fazer, não sabe o que será melhor para oferecer um bom serviço aos clientes”, conta.
Oportunidades no mercado de trabalho
Atualmente, o mercado de trabalho está aquecido para quem quer fazer o curso. Além das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Brasil também está investindo em infraestrutura para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
O país, que já foi um exportador de mão de obra por não ter como absorver os recém-formados, hoje busca engenheiros de fora para