O Uso do Computador na educação de Jovens e Adultos
O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
Vanilda Galvão Bovo1
RESUMO
Este artigo contém um relato de experiências do projeto Construindo a Cidadania, com o uso do computador, desenvolvido no primeiro semestre de 2001, com os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes. Apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa feita por meio de questionários destinados aos alunos e professores regentes, que comprovam a eficiência do computador como ferramenta pedagógica no ensino/aprendizagem e na qualificação de jovens e adultos para o trabalho.
Palavras-chave: educação; jovens e adultos; computador; educador.
1
Pedagoga, Especialista em Administração Escolar e Magistério de Educação Básica, Mestranda em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela UFSC. Coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária do Colégio Bom Jesus e
FAE Business School.
E-mail: vanildag@bomjesus.br
Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.105-112, jul. 2001-jul. 2002
105
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo analisar como o uso do computador pode auxiliar o processo ensino/aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualificação para o mercado de trabalho, com alunos do Proeja.
Para tanto, apresenta: a) um relato sobre a população-alvo da Educação de Jovens e Adultos, sua realidade social, econômica e política e quais são os valores dos alunos que freqüentam essa modalidade de ensino; b) as vantagens dessa ferramenta no processo ensino/aprendizagem; c) a metodologia e a prática no laboratório de informática; d) e a pesquisa referente à prática educativa no desenvolvimento do projeto.
ESPAÇO PEDAGÓGICO
O Proeja favorece às pessoas de baixa renda, que não tiveram a oportunidade de estudar, o ingresso, a permanência e a retomada do processo de escolarização. Totalmente gratuito, o curso contempla a fase 1 do primeiro segmento de 1ª a 4ª série do ensino fundamental e atende, no