O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAO
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: (H)A
PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (?). Camilla Veruska da Silva camillaveruska@yahoo.com.br Nilviane Araújo Padilha nanepadilha@gmail.com (UFPE)
RESUMO Analisamos os porquês dos professores municipais da EJA resistirem à inclusão das Tecnologias de Informação e
Comunicação. Identificamos as concepções deles quanto ao uso dessas tecnologias e sua formação docente. Para tanto, entrevistas semi‐estruturadas e visitas a três escolas do Recife apontaram a acomodação e a desmotivação como motivos pessoais e a precária infra‐estrutura, a razão dessa resistência.
PALAVRAS‐CHAVE: educação – tecnologias – educação de jovens e adultos.
ABSTRACT We analyzed the reasons why teachers of municipal EJA resist to the inclusion of Information Technology and
Communication. We identified their conceptions about the use of these technologies and their academic formation.
For this, semi‐structured interviews and visits to three schools of Recife showed accommodation and lack of motivation as personal reasons and precarious infrastructure. This is the reason for this resistance.
KEY WORDS: education ‐ technologies ‐ young and adult education
1. INTRODUÇÃO No Brasil, a taxa de analfabetos, segundo o IBGE (apud MEC, 2007), é de 9,6%. Esse grande contingente constitui o público potencial dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), correspondente ao primeiro segmento do ensino fundamental. Estão inclusas pessoas que dominam, precariamente, a leitura e a escrita. Diante dessa situação, elas são impedidas de utilizar eficazmente essas habilidades para continuar a aprendizagem e para acessar
2
informações essenciais a uma inserção eficiente e autônoma, que em muitas das dimensões, caracterizam as sociedades contemporâneas. As disciplinas de Pesquisa e Prática