Informativo sobre pressão arterial
(HAS)
O que é?
A HAS é uma doença crônica degenerativa, caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial.
O coração fica sobrecarregado, passando a trabalhar mais até perder sua capacidade de contração. É responsável por uma maior chance de desenvolver complicações, tais como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.
Mas o que é pressão arterial?
O coração bombeia o sangue para todas as partes do corpo, através de canais chamados artérias e arteríolas. Quando o sangue é bombeado, ele é empurrado contra as paredes das artérias; esta pressão do fluxo sanguíneo é chamada de pressão
arterial. Ela varia em diferentes horas do dia e durante diversas atividades. A tendência é que ela diminua durante o sono e aumente quando o indivíduo estiver nervoso ou aborrecido.
Causas
Sabe-se que, além da herança familiar, hábitos como fumar, não praticar atividade física, comer muito sal, viver com estresse, estar com peso acima do ideal e tomar bebidas alcoólicas em excesso, também ajudam a pressão a subir.
Assim, evitando-se estes fatores pode-se evitar a hipertensão, mesmo quando existir a tendência hereditária. Sintomas
A hipertensão arterial é um fator de risco muito traiçoeiro. Ela ataca devagar, muitas vezes sem sintomas. Em alguns casos, pode apresentar dor de cabeça, náuseas, tontura, etc.
Diagnóstico
Como a pressão arterial altera devido alguns fatores, são necessárias várias medidas em momentos diferentes do dia para o diagnóstico da HAS. Hoje existe disponível um sistema de Monitorização
Ambulatorial da Pressão Arterial, o MAPA, no qual o paciente é submetido à medida da pressão arterial, durante as várias atividades do dia, por 24 horas.
Classificação da pressão arterial
Pressão sistólica
Pressão diastólica
Classificação
(mmHg)
(mmHg)
Ótima
< 120
< 80
Normal
< 130
< 85
Limítrofe
130–139
85–89
Hipertensão